logo

 

K I R L I A N G R A F I A

Também conhecida como bioeletrografia, a Kirliangrafia é a fotografia do campo magnético do objeto fotografado, podendo ser biológico ou mineral. Esta fotografia é obtida através da geração de uma alta tensão com baixa amperagem, que proporciona a ionização do elemento fotografado e a captação desta imagem através de uma película fotográfica.

Todo objeto que for fotografado apresentará seu campo magnético sempre idêntico, ou seja, se eu tirar várias fotografias de um mesmo objeto, não haverá variações nas cores das fotografias.

O mesmo já não acontece se fotografarmos elementos biológicos, tais como sementes, plantas, insetos, animais ou seres humanos.

Por que nos elementos vivos existe variação das cores e nos minerais não existe?

Antes de responder esta questão, gostaria que pensassem muito neste questionamento.

O que iremos ver nestas páginas sobre Kirliangrafia não é sobre a sua descoberta, a evolução das máquinas, os pesquisadores ou as técnicas de interpretação. Para isso já existe conteúdo o bastante na internet para consulta e colocaremos alguns links para que, aqueles que quiserem saber mais detalhes sobre esses pontos, possam ter condições de pesquisar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_Kirlian

http://www.triune-being.com/Data/Costa_KIRLI5.htm

http://www.ger.org.br/kirliangrafia.htm

http://www.paulosnetos.net/artigos/palestras_slides/Kirliangrafia_e_a_pratica_Espirita.pdf

O objetivo desta página é obter por métodos de análise própria a comprovação de fatos atinentes à doutrina espírita.


 

Clique no link abaixo para assistir nosso primeiro estudo direcionado utilizando as fotos Kirlian, sendo o objetivo central analisar o passe magnético, seus efeitos e características. Este foi o primeiro dos vários estudos que iremos publicar neste site utilizando Kirliangrafia.

Foto Kirlian e o Passe Magnético

 


A cada dia continuaremos a publicar uma foto nova com seu significado.

(Colaboração: Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - 2009/2011)



 

  • Equilíbrio
  • Sensibilidade
  • Ego
  • Auto-Estima
  • Fadiga
  • Sexualidade
  • Angústia
  • Stress
  • Depressão
  • Conflitos Emocionais
  • Tristeza
  • Energia Intrusa
  • Intoxicação

FOTO DE UMA PESSOA EM PERFEITO EQUILÍBRIO FÍSICO-EMOCIONAL

Uma das primeiras observações que devemos fazer é sobre uma foto Kirlian de uma pessoa em perfeito equilíbrio.

Na foto abaixo iremos salientar três detalhes:

Energia Yin - (Representada pela cor azul, nas laterais do dedo);

Energia Yang - (Representada pela cor vermelha, nas pontas do dedo);

Polpa do dedo - (Região central do dedo, geralmente aparece na cor preta, mas pode conter também outras cores).

Sabemos que o indivíduo fotografado está em equilíbrio quando as energias yin e yang estão proporcionais, não havendo falhas em nenhuma delas.

Aura1

(Simetricamente não iremos encontrar uma foto totalmente perfeita, mas algo próximo disso. Lembramos que somos seres humanos e que temos emoções, e essas emoções influenciam no que irá aparecer na fotografia).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 14/10/2011).

FOTO DE UMA PESSOA COM FACILIDADE PARA ENTRAR EM TRANSE

Vamos nos concentrar somente em um detalhe da foto abaixo: as manchas vermelhas na parte interna do dedo fotografado.

Estas manchas são chamadas de manchas lunares e podem aparecer nos polos superior e inferior do dedo.

Elas revelam a facilidade que o indivíduo tem de entrar em estado alterado de consciência.

Elas aparecem em fotos de pessoas que são médiuns ou que estejam sob algum transe e o seu tamanho varia de acordo com o sua maior ou menor sensibilidade.

Quanto maior for o transe, maior será o tamanho das manchas lunares, podendo chegar ao ponto de tomar toda região central do dedo.

Em estado normal, quanto maior forem as manchas, maior sensibilidade mediúnica possui o indivíduo fotografado.

Mancha lunar

(Esta foto mostra uma pessoa em estado normal de consciência, com tendência a ter facilidade para entrar em transe mediúnico).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 20/10/2011).

FOTO DE UMA PESSOA COM BOA AUTO-ESTIMA

 

Na foto abaixo iremos apenas nos focar em um detalhe: o ego.

Ele é caracterizado nas fotos Kirlian através da luz branca apresentada no halo luminoso.

Quanto maior for a intensidade e o tamanho ocupado pela luminosidade branca na foto, maior é caracterizado o ego da pessoa.

A probabilidade de se revelar fotos deste tipo é acentuada em pessoas que tenham cargo de importância, pessoas com grande notabilidade e idolatradas.

Mesmo com essas características, é possível que determinadas fotos não apresentem esta característica em decorrência de fatores emocionais pelo qual estejam vivenciando.

Em todo caso, resumindo sem generalizar, a probalibidade é grande de fotos de pessoas egocêntricas saírem com halo luminoso muito grande.

O normal será sempre um equilíbrio no halo luminoso entre as cores branca, azul e vermelha. A preponderância de uma delas indica um fator de desequilíbrio no campo a que estiver ligado. No caso da cor branca,quanto maior for sua incidência, mais egocêntrica e maior auto-estima esta pessoa possui.

 

EGO

(Esta foto mostra uma pessoa em seu estado normal, com uma boa auto-estima e um bom equilíbrio em suas energias yin e yang).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 27/10/2011).

FOTO DE UMA PESSOA COM BAIXA AUTO-ESTIMA

 

O que caracteriza a auto-estima de uma pessoa na foto Kirlian é o halo luminoso branco.

Quanto maior for sua espessura, maior é o seu ego. Quanto menor for a incidência da cor branca no halo luminoso, menor é a auto-estima.

No indivíduo equilibrado energeticamente as cores branca, vermelha e azul aparecem com bastante harmonia, sem preponderância de alguma.

Nos indivíduos com auto-estima baixa, o halo luminoso aparece geralmente muito fino, principalmente a incidência da cor branca, como poderemos notar na fotografia exposta abaixo:

Baixa

(Vale ressaltar que a análise de uma foto Kirlian se dá em diversos aspectos e não apenas num ponto específico. O que estamos abordando aqui é somente um exemplo, porém na foto existem outras características a serem analisadas).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 04/11/2011).

FOTO DE UMA PESSOA COM SINAIS DE FADIGA OU CANSAÇO

 

O que caracteriza o cansaço na foto Kirlian é o despreendimento de pequenas bolinhas luminosas brancas nas extremidades avermelhadas (energia yang) do halo energético.

Quanto maior for a incidência de bolinhas brancas, maior o grau de fadiga apresentado pela pessoa fotografada.

Fadiga

 

(Nesta foto o indivíduo apresenta um relativo grau de fadiga, caracterizado pela formação das bolinhas luminosas na extremidade superior do halo luminoso).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 04/11/2011).

ENERGIAS DENSAS OU ENERGIAS SEXUAIS

 

Alguns aspectos devem ser levados em consideração quando vamos analisar uma foto Kirlian. Lembremos primeiramente que a foto deve ser utilizada como um mecanismo complementar de análise e que devemos utilizá-la para constatação de algo que previamente, através de uma entrevista, havíamos já notado.

Isto deve ser assim porque para alguns aspectos ali fotografados existem mais de uma interpretação.

No caso que estamos abordando agora, vamos falar sobre as manchas vermelhas compactas que aparecem nas fotos. Não são iguais as energias Yang que aparecem nas pontas dos dedos.

Essas energias compactas podem ser decorrentes, no caso da pessoa fotografada ser do sexo feminino, do fato dela estar no período menstrual.

Todas mulheres que estiverem no seu período menstrual apresentarão em suas fotos Kirlian um halo compacto vermelho sobre o halo energético.

É também bastante comum se constatar nas fotos tiradas de adolescentes estas manchas vermelhas compactas, devido ao fato de estarem em um período de intensa manifestação das energias sexuais.

Resumindo, estas manchas que aparecem na cor avermelhada sobre o halo energético, referem-se a energias mais densas, principalmente as energias sexuais.

Kirliansex

(Vale a pena lembrar que a interpretação do quadro de uma pessoa deve ser apenas auxiliado pelas fotos e não levadas ao pé da letra. Isto se dá pelo fato de alguns detalhes poderem se referir a mais de uma circunstância. No caso da foto acima, o que fora retratado são energias mais densas e não energias sexuais. Tal foto se deu quando estávamos estudando captação de energias, baseado nas técnicas do livro Passes e Radiações, de Edgar Armond).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 11/11/2011).

 

Foto de uma pessoa muito angustiada.

 

Os quadros de angústia, ansiedade ou preocupação se caracterizam pelas granulações brancas que aparecem na parte interna do dedo, muito próximo ao halo luminoso.

No caso da foto que estamos mostrando abaixo, trata-se de uma pessoa que se encontra num processo depressivo e que os detalhes de angústia ou ansiedade se caracterizaram de forma muito intensa. Esta foto foi obtida alguns minutos após uma crise forte de depressão.

Podemos notar que quanto maior for o surgimento das granulações brancas, maior é o estado de angústia pelo qual o indivíduo está passando.

O surgimento de algumas granulações brancas pode retratar também um quadro de preocupação pelo qual o indivíduo fotografado esteja passando naquele momento.

Angústia

(Em uma foto Kirlian iremos encontrar inúmeros detalhes que deverão ser analisados para se ter uma definição mais clara do estado psicológico. Na foto acima, o número acentuado de granulações na parte interna do dedo retrata claramente o estado altamente alterado, além de outros detalhes que vêm a complementar o diagnóstico de depressão, visualizado em foto tirada anteriormente a esta, que publicaremos quando abordarmos este tema).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 16/11/2011).

Foto de uma pessoa com stress

O sinal evidente de que uma pessoa está com stress é a formação de bolinhas brancas desprendendo-se do halo luminoso azul (energia yin).

Um dos detalhes mais importantes na avaliação de uma foto Kirlian, com relação às bolinhas brancas é a seguinte:

- Se elas estão localizadas na energia yang representam sinais de fadiga e cansaço físico;

- Se elas estão localizadas na energia yin representam sinais de stress.

Quanto maior a incidência de bolinhas brancas no halo luminoso azul, mais acentuado é o stress.

Stress

(Esta foto apresenta sinais evidentes de stress, caracterizado pela formação de bolinhas brancas em várias partes do halo luminoso, porém outras características também devem ser analisadas, tais como fadiga, tristeza e conflitos emocionais).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 24/11/2011).

Foto de uma pessoa com depressão

 

O que caracteriza a depressão na foto Kirlian é uma falha acentuada no halo luminoso. Quanto maior ela for, maior é o grau da depressão pelo qual passa o indivíduo fotografado.

O tamanho das falhas no halo luminoso varia de acordo com a intensidade da crise depressiva. Existem casos em que o halo luminoso quase se apaga totalmente. Esses casos são os mais graves e devem sem tratados com maior urgência.

Muitas vezes, ocorre a presença de energias intrusas nas fotos de pessoas com depressão, como apresentado na fotografia abaixo, caracterizado por uma presença luminosa fora do halo emergético.

depressão

(Podemos notar nesta fotografia a imensa falha no halo energético, que representa uma depressão de grau acentuado. Localiza-se na extremidade do dedo uma energia intrusa, possivelmente gerada por um processo obsessivo).

 

(Colaboração: Valdenir - Postado em 12411/2011).

Foto de uma pessoa com conflitos emocionais reprimidos

 

O que caracteriza o conflito emocional na foto Kirlian é o surgimento de falhas em forma de balões na halo energético.

Quanto maior for a incidência desses balões nesta área, maiores são os conflitos emocionais que estão sendo vivenciados pelo indivíduo.

Quando estes balões se localizam no halo energético azul, que representa a energia yin, é sinal que estes conflitos emocionais estão reprimidos. A pessoa que está passando por estes problemas não dá vazão aos sentimentos, que ficam reprimidos, ocasionando diversos problemas psicológicos, podendo levar até a depressão.

Conflitos

(Esta foto apresenta uma pessoa com um grau elevado de conflitos emocionais reprimidos, pois as falhas em formato de balões encontram-se localizadas na sua energia yin).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 01/12/2011).

Foto de uma pessoa em estado de tristeza profunda

 

O que caracteriza a tristeza na foto Kirlian é o surgimento de pequenos pontos brancos próximo à zona fronteiriça, na polpa do dedo.

Quanto maior for a incidência desses pontos brancos, maior é o estado de tristeza vivenciado pelo indivíduo.

Geralmente esta característica é mais encontrada em pessoas que estão passando por conflitos emocionais ou processos depressivos.

Tristeza

 

(Esta foto apresenta uma pessoa com um grau elevado de tristeza, possivelmente agravado pela presença de uma energia intrusa, detectada na parte superior da fotografia. Esta foto foi tirada de uma pessoa que passava por um processo depressivo).

 

(Colaboração: Valdenir - Postado em 12/12/2011).

Foto de uma energia intrusa ou obsessão

 

O que caracteriza a energia intrusa é o aparecimento de uma luminosidade além do halo energético da pessoa. Esta luminosidade não tem nada a ver com o campo magnético, mas exerce influência sobre o mesmo.

Sua presença é detectada, geralmente, em pessoas que estão passando por processo obsessivo. Esta energia detectada é referente a energia do espírito que está próximo à pessoa ou exercendo uma atividade, obsessiva ou não, sobre ela.

Geralmente a cor desta energia é avermelhada quando se trata de um processo obsessivo.

Detectamos também em algumas fotos com presença de energia intrusa, uma presença de luminosidade branca, bem forte, o que deduzimos ser a presença de um mentor espiritual ao lado da pessoa. Tal dedução fora baseada na harmonia e bem-estar presente no momento em que foi tirada a foto. As fotos que apresentaram energia intrusa avermelhada foram tiradas em momentos não harmônicos, onde não havia tranquilidade e sentia-se um ambiente conturbado.

(Esta foto foi tirada durante a primeira sessão de fotos Kirlian registradas pelo nosso grupo de estudo. Neste momento ocorreu um enorme mal-estar em todos os componentes do grupo, inexplicavelmente, o que posteriormente viemos a deduzir, analisando a fotografia, ter se tratado da presença de um espírito em desequilíbrio retratado junto a nós).

Foto de uma pessoa com intoxicação por uso de droga

 

O que caracteriza a evidência de utilização de agentes tóxicos em uma foto Kirlian é a formação de estrias grossas em todo halo energético.

A intoxicação pode ser ocasionada por drogas lícitas ou ilícitas.

Nestes casos, a aparência do halo energético é até bonita, mas esconde uma realidade triste por trás de sua exuberância.

As estrias grossas mostram a ação do agente tóxico no organismo. Quando seu efeito passar, tirando-se outra foto de seu estado atual, com certeza vai apresentar um quadro depressivo de dependência química.

Dependentes químicos devem ser orientados e tratados, pois se constituem em futuros potenciais depressivos ou suicidas, conscientes ou inconscientes.

Intoxicação

(A foto acima retrata uma pessoa que fez uso recente de cocaína. Notem como suas estrias ficaram grossas e regulares, dando uma aparência até bela à foto).

(Colaboração: Valdenir - Postado em 22/12/2011).



RETORNAR