Estudando Espiritismo

EADE – Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita

EADE

Iniciaremos hoje, 15/01/2019, a quarta apostila do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita.

Estendemos o convite à todos que queiram participar. O horário é das 20:00 às 21:30. Acompanharão todas as aulas a visualização em power-point do seu roteiro e demais ilustrações e vídeos pertinentes.

Tema da apostila: O Consolador Prometido por Jesus.

Entrada livre: não há necessidade de inscrição.

Abaixo transcrevo a introdução da apostila:


 

FUNDAMENTOS ESPÍRITAS DO CURSO

A moral que os Espíritos ensinam é a do Cristo, pela razão de que não há outra melhor. (…) O que o ensino dos Espíritos acrescenta à moral do Cristo é o conhecimento dos princípios que regem as relações entre os mortos
e os vivos, princípios que completam as noções vagas que se tinham da alma, do seu passado e do seu futuro (…). Allan Kardec: A gênese. Cap. I, item 56.

(…) O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião: Deus, a alma, as penas e as recompensas futuras; (…). Allan Kardec:
O livro dos espíritos. Conclusão, item 5.

(…) O mais belo lado do Espiritismo é o lado moral. É por suas consequências morais que triunfará, pois aí está a sua força, pois aí é
invulnerável (…). Allan Kardec: Revista Espírita, 1861, novembro, p. 359.

(…) Mais uma vez, [o Espiritismo] É uma fiosofia que repousa sobre as bases fundamentais de toda religião e sobre a moral do Cristo (…). Allan
Kardec: Revista Espírita, 1862,maio, p.121.

(…) Não, o Espiritismo não traz moral diferente da de Jesus. (…) Os Espíritos vêm não só confimá-la, mas também mostrar-nos a sua utilidade
prática. Tornam inteligíveis e patentes verdades que haviam sido ensinadas sob forma alegórica. E, juntamente com a moral, trazem-nos a definição dos mais abstratos problemas da psicologia (…). Allan Kardec: O livro dos espíritos. Conclusão, item 8.

Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado desse modo, como um triângulo de forças espirituais: A Ciência e a Filosofia vinculam à Terra essa
figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspecto científico e fiosófico, a doutrina será sempre um campo de nobres investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspecto
religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual. Emmanuel: O Consolador. Definição, p. 19-20.

A ciência espírita compreende duas partes: experimental uma, relativa às manifestações em geral; filosófica, outra, relativa às manifestações inteligentes. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Introdução, item 17.

Falsíssima ideia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua força lhe vem da prática das manifestações materiais […]. Sua força está na sua filosofia, no apelo que dirige à razão, ao bom-senso. […] Fala uma linguagem clara, sem ambiguidades. Nada há nele de místico, nada de alegorias suscetíveis de falsas interpretações. Quer ser por todos compreendido, porque chegados são os tempos de fazer-se que os homens conheçam a verdade

[…]. Não reclama crença cega; quer que o homem saiba por que crê. Apoiando-se na razão, será sempre mais forte do que os que se apóiam no nada. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Conclusão, item 6.

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se
estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. Allan Kardec: O Que é o Espiritismo. Preâmbulo.

O Espiritismo não traz moral diferente da de Jesus […]. Os Espíritos vêm não só confirmá-la, mas também mostrar-nos a sua utilidade prática. Tornam inteligíveis e patentes verdades que haviam sido ensinadas sob a forma alegórica. E, juntamente com a moral, trazem-nos a definição dos mais abstratos problemas da psicologia […]. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Conclusão, item 8.

O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, dos princípios e da fiosofia que delas decorrem e a aplicação desses princípios. Allan Kardec: O Livro dos Espíritos. Conclusão, item 7.

Comment here